Dica de Saúde

Endometriose pode reduzir a fertilidade feminina

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

Uma das principais queixas femininas no período do ciclo menstrual é o acontecimento de cólicas. Normalmente, essas dores melhoram com medidas caseiras e a ingestão de alguns medicamentos. Porém, quando essas dores são muitos fortes e estão associadas a crises de diarreia, dores na região pélvica antes, durante ou após da menstruação e até mesmo a dores na relação sexual, são decorrentes da endometriose.

A endometriose atinge 10% das brasileiras na idade reprodutiva. Segundo o ginecologista Joji Ueno (CRM-48.486), doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera ela é ocasionada por uma afecção inflamatória provocada pelas células do endométrio.

O endométrio é uma mucosa que reveste a cavidade uterina a cada mês durante o período fértil para abrigar o embrião. Porém, quando não ocorre a fecundação essas células são expelidas durante o ciclo menstrual. “Algumas dessas células não são expelidas corretamente, pois mudam seu percurso e caem nos ovários, chegando à cavidade abdominal. Com isso, elas se grudam em órgãos como bexiga, ovário, intestino e vagina”, descreve o Dr. Ueno.

Ao ficarem instaladas em outros órgãos desencadeiam um processo inflamatório dentro do organismo. “As partes do endométrio localizado na área de fora do útero acaba ocasionando uma inflamação interna que acarretam em sangramentos irregulares, além de causar muita dor. Todavia, quando o endométrio se aloja nas trompas pode levar a diminuição da fertilidade feminina”, informa o ginecologista.

Isto não significa que a mulher deixará de ser fértil, mas sim que as chances de engravidar naturalmente são reduzidas. “Um dos tratamentos indicados para reverter a endometriose é a cirurgia laparoscópica. Mas este é um procedimento que deve ser realizado mediante a gravidade da doença. Outro recurso é o uso de medicamentos que suspendem o menstruação como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos que auxiliar a impedir ou protelar a endometriose. O importante é que no aparecimento de dores intensas a mulher procure um especialista o quando antes para tratar o problema”, finaliza o Dr. Joji Ueno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.