Política

Senado aprova tramitação mais rápida para PEC dos agentes de trânsito

Calendário especial permite dispensa de prazos de tramitação.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Calendário especial permite dispensa de prazos de tramitação.
Calendário especial permite dispensa de prazos de tramitação. (Divulgação)

SÃO LUÍS – O Senado aprovou, nessa quinta-feira (15), calendário especial de tramitação para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 77/2013, que cria a carreira dos agentes de trânsito no sistema de segurança pública. Com a aprovação do requerimento, assinado por todos os líderes, a PEC poderá ser votada mais rapidamente. O calendário especial permite a dispensa de prazos de tramitação, como as sessões de discussão antes das votações em primeiro e segundo turno.

A aprovação do texto tem sido reivindicada por representantes da categoria em visitas ao Senado. A proposta inclui um parágrafo no Artigo 144 da Constituição, que trata da estruturação do sistema de segurança pública. Prevê que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

Um dos dispositivos acrescentados dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.