Política

CPI da Petrobras será instalada nesta quarta-feira, no Senado

Entre os titulares na comissão, está o senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Entre os titulares na comissão, está o senador João Alberto Souza (PMDB-MA).
Entre os titulares na comissão, está o senador João Alberto Souza (PMDB-MA). (Divulgação / Agência Brasil)

SÃO LUÍS – A CPI da Petrobras no Senado será instalada nesta quarta-feira (14), às 11h30. A reunião foi definida depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou os três integrantes da Minoria para integrar a comissão. Foram escolhidos os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO) como titulares, além de Jayme Campos (DEM-MT) e Vicentinho Alves (SDD-TO) como suplentes. A indicação pelo presidente se deu porque o PSDB e o DEM ― que defendem uma CPI mista, com deputados e senadores ― não fizeram as indicações para a CPI do Senado.

Apesar de ter seguido o princípio da proporcionalidade, com nomes do PSDB e do DEM, os próprios escolhidos disseram que não pretendem atuar na CPI do Senado. Lúcia Vânia e Wilder Morais chegaram a pedir sua substituição na comissão. Com a indicação de todos os nomes, o próximo passo, agora, é a instalação da CPI, que deve ser feita na reunião desta quarta-feira. Na reunião, serão escolhidos o presidente e o relator da CPI.

Além dos senadores indicados pelo presidente Renan Calheiros nessa terça-feira, serão titulares na comissão João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim (PTB-DF). De acordo com declarações dos líderes partidários, Vital deve ser o presidente, com Pimentel na função de relator.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.