Economia

Atividade do comércio avança 1,6% em abril, aponta indicador

Na comparação com abril de 2014, a alta foi de 5,4%.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve avanço de 1,6% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em abril (comparativamente a março), já descontados os fatores sazonais. Na comparação com abril de 2014, a alta foi de 5,4%. Com este resultado, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a abril de 2014, alta de 3,8% comparado a igual período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar da alta de 1,6% em abril, o desempenho da atividade varejista permanece contido pela aceleração da inflação, pela diminuição do grau de confiança dos consumidores e pelo processo de aperto monetário (elevação das taxas de juros), impondo custos de crediários cada vez mais elevados.

Todos os segmentos varejistas ampliaram suas atividades em abril com destaque para a alta de 13,5% nas lojas de material de construção, após terem recuado 11% no mês anterior. Também houve bom desempenho no segmento de veículos, motos e peças, com avanço de 9,3% em abril. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas apresentaram elevação de 3,4% em abril, influenciados positivamente pelo feriado da Páscoa. Já os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática bem como o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram desempenhos bem modestos em abril, de 2,2% e 1,9%, respectivamente. Por fim, o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou expansão de apenas 1,4% em abril.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a atividade varejista cresceu 3,8% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,3%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e material de construção (alta de 3,7%). Veículos, motos e peças acusaram alta de 0,7% ao passo que móveis, eletroeletrônicos e informática exibiram crescimento de 0,3%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios é o único segmento do varejo que se retraiu neste primeiro quadrimestre de 2014: queda de 2,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.