Economia

Atividade econômica cresceu 0,4% em janeiro, revela indicador

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) abriu o ano de 2014 em alta, crescendo 0,4%. Na comparação com igual período do ano passado, o ritmo de expansão da atividade econômica foi de 2,3%, o maior dos últimos quatro meses neste critério de comparação.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o verão desse ano mais quente e mais seco do que o normal, impulsionando o consumo e produção de determinados bens (energia elétrica, bebidas, ventiladores, condicionadores de ar, etc.) e o processo de recomposição de estoques após as vendas de fim de ano, impulsionaram a atividade econômica em janeiro.

Do ponto de vista da oferta agregada, o destaque foi o setor industrial quem, com a alta de 2,5%, recompôs-se parcialmente das quedas observadas nos dois meses imediatamente anteriores: -0,5% (em novembro de 2013) e -3,3% (em dezembro de 2013). Também houve contribuições positivas do setor de serviços (alta de 0,6%) e da agropecuária (crescimento de 0,2%).

Pelo lado da demanda agregada, a expansão da atividade econômica deveu-se única e exclusivamente ao mercado doméstico, uma vez que os componentes do setor externo (importações e exportações) afetaram negativamente o desempenho da economia no primeiro mês do ano. De fato, as exportações caíram 2,7% e as importações (que entram com sinal negativo no cômputo do PIB) avançaram 4,8%. Assim, relativamente aos componentes domésticos do crescimento, janeiro observou altas de 2,0% nos investimentos, 1,8% no consumo do governo e de 0,4% no consumo das famílias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.