Política

Governo confia em acordo para manutenção do veto a regras para criação de municípios

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BRASÍLIA - O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), se reúne na manhã desta terça-feira (18) com os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), além de outros integrantes da base aliada na Casa, na busca de um acordo para a manutenção do veto ao projeto que estabelece regras para a criação de municípios.

Em entrevista à Agência Senado, Braga disse que o projeto alternativo do governo federal sobre o tema está pronto e será objeto da negociação. Com isso, ele espera que o veto ao PLS 98/2002 não seja derrubado.

- Eu espero que sim, mas é preciso que haja um entendimento sobre a matéria.

Um dos objetivos do governo federal é definir modelos diferentes para a criação de municípios por um critério regional. Assim, as regras estabelecidas pelo PLS 98/2002 poderão ser mantidas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas ficariam mais rígidas para as regiões Sudeste e Sul.

Lista de vetos

O veto total ao projeto que trata da criação de novos municípios consta da pauta da reunião do Congresso marcada para a noite desta terça. No total, são vetos a 12 projetos à espera de votação. O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), disse na semana passada que para os demais não deverá haver dificuldades para a manutenção dos vetos, porque os acordos já foram firmados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.