Economia

Demanda das empresas por crédito cresce 7,1% em fevereiro, aponta Serasa Experian

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve crescimento de 7,1% na busca empresarial por crédito na passagem de janeiro para fevereiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento na demanda das empresas por crédito foi de 12,4%. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a alta da procura por crédito pelas empresas atingiu 6,2% frente aos primeiros dois meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o deslocamento do feriado móvel do Carnaval de fevereiro para março neste ano de 2014, impulsionou a procura das empresas por crédito durante o mês de fevereiro a fim de se antecipar a produção/aquisição de insumos/formação de estoques para antes do feriado prolongado do Carnaval.

Análise por porte

A alta da procura das empresas por crédito em fevereiro foi concentrada nas micro e pequenas empresas, com crescimentos de 7,6% na comparação mensal (contra janeiro) e de 13,3% na comparação interanual (frente a fevereiro). Com isto, este segmento acumulou alta de 6,7% na procura por crédito no primeiro bimestre de 2014.

Nas médias e grandes empresas, as demandas por crédito avançaram mais modestamente em fevereiro: alta mensais de 1,2% nas médias empresas e de 1,4% nas grandes empresas. No acumulado do primeiro bimestre, as grandes empresas cresceram sua procura por crédito em 10,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 2%.

Análise por setor

As indústrias puxaram a alta da demanda empresarial por crédito em fevereiro com alta de 30% frente a janeiro. Além da antecipação da produção devido ao feriado do Carnaval, vale notar que a base de comparação estava deprimida já que houve queda de 16,4% na busca das indústrias por crédito em janeiro.

Nas empresas comerciais e de serviços, os crescimentos de fevereiro de suas demandas por crédito foram bem menores: 3,7% nas empresas comerciais e de 4,5% nas empresas e serviços.

Análise por região

As empresas da região Norte foram as que mais expandiram suas demandas por crédito em fevereiro, com avanço de 12,9% frente a janeiro/14. Em seguida apareceram as empresas do Centro-Oeste com alta mensal de 8,7%. No Sul e no Nordeste as expansões da busca por crédito foram bem próximas: 7,7% no Sul e 7,6% no Nordeste. Por fim, o crescimento da demanda empresarial por crédito em fevereiro/14 foi mais fraco no Sudeste com crescimento de 5,9% frente a janeiro/14.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.