Gestão

Experiência do INSS apresenta novo modelo de atendimento ao cidadão

Imirante.com, com informações do Ministério do Planejamento

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - A última edição do ciclo de eventos "Gestão em Destaque" apresentou ao público o Programa de Gestão do Atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o fim das filas nas Agências da Previdência Social. Os participantes, que lotaram o auditório do Ministério do Planejamento (MP), tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como foi criado e implantado o projeto que promoveu a excelência no atendimento ao cidadão, simplificou rotinas de trabalho, implementou o modelo de gestão mais participativo com foco nos processos e nos resultados, além da valorização dos servidores.

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas recordou os desafios na fase de implementação da nova ferramenta: “tínhamos que mudar a cultura não só em Brasília. Viajamos todo o Brasil para reunir os servidores do INSS e falar sobre as mudanças no atendimento”. Ele acrescentou que chegou a viajar ao exterior para estudar os modelos de Previdência Social em todo o mundo.

Já o secretário-executivo da Casa Civil, Valdir Moysés Simão, ex-presidente do INSS, enfatizou que “a ousadia deve fazer parte do nosso cotidiano como gestores, tendo sempre o compromisso com o cidadão como missão para todos nós”.

Durante o Gestão em Destaque, Carlo Eduardo Gabas, também, mostrou aos participantes como funciona a Sala de Monitoramento do INSS. A ferramenta, desenvolvida pelos próprios servidores do instituto, possibilita acompanhar em tempo real o atendimento nas 1.449 agências da Previdência Social espalhadas em todo o País. Com isso, houve uma redução significativa no tempo de concessão de benefícios e na análise de processos, por exemplo.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que – apesar de não ter feito parte da equipe que criou a Sala de Monitoramento do INSS, ferramenta que modernizou e aprimorou o atendimento previdenciário – “é importante parabenizar tanto os que ensinaram quanto os que aprenderam a gerir o INSS dessa forma inédita”.

Para o chefe de Assessoria Especial para Modernização da Gestão (Asege), Valter Correia, a transformação no atendimento previdenciário vem servindo de exemplo para outros órgãos do executivo. "A da experiência do INSS é algo que vem sendo replicado nas várias instâncias do governo federal como forma de melhorar o serviço prestado ao cidadão", conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.