Energia Elétrica

Consumo de energia no setor de comércio e serviços cresce 5,7%

Os dados constam na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nielmar de Oliveira / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

BRASÍLIA - O nível de emprego no setor de comércio e serviços - responsável por cerca de 76% dos novos postos de trabalho criados em 2013 -, aliado à expansão da atividade do comércio varejista, levaram a que o consumo de energia do setor crescesse 5,7% no resultado acumulado de 2013, frente a 2012 – resultado 2,2 pontos percentuais superior a expansão do consumo global de energia elétrica no ano passado, que foi 3,5%.

Os dados constam na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A expansão se deu sob uma base já elevada, uma vez que em 2012 o setor de comércio e serviço cresceu 7,9%. Segundo o levantamento da EPE, em 2013 o consumo de energia elétrica no setor de comércio e serviços totalizou 83,7 terawats-hora (TWh).

O volume de vendas no varejo, principal consumidor de eletricidade da classe comercial, expandiu-se à taxa de 4,3% até novembro, segundo levantamento da Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE). Este crescimento se deu apesar do comportamento mais cauteloso do consumidor, que vem privilegiando o acerto de dívidas às compras, segundo avaliação do próprio Serasa.

Também contribuiu para a alta expressiva, a influência de mudanças na classificação de consumidores, principalmente em São Paulo, onde no último trimestre do ano, registrou-se a conclusão do processo de reclassificação de condomínios residenciais, antes faturados na classe residencial para a classe comercial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.