Horário de Verão

Fim do Horário de Verão a partir do dia 16 de fevereiro

Relógios nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e no DF devem ser atrasados em uma hora.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Se você mora em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul ou Distrito Federal, pode começar a se despedir do horário de verão. Em vigor desde outubro do ano passado.

Na noite de sábado (15/02) para domingo (16/02), todos os relógios devem ser atrasados em uma hora. E aquela horinha que tínhamos perdido quando adiantamos os relógios, dia 19 de outubro, será, enfim, recuperada.

Início

A medida é adotada anualmente desde 1985. Ela foi criada para haver um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia. Ou seja, no fim do período do horário de verão pode-se contabilizar uma grande economia de energia.

Insatisfação

Na Câmara dos Deputados, três projetos pretendem abolir o horário de verão do Brasil. A justificativa apresentada é que os benefícios com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não atingem a maior parte dos cidadãos, enquanto que os prejuízos à saúde e à segurança pública afetam principalmente pessoas que precisam acordar cedo e ir à escola ou ao trabalho enquanto as ruas ainda estão escuras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.