Economia

Atividade econômica recua 0,1% em novembro, revela indicador

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Após ter avançado 0,6% em outubro de 2013, a atividade econômica recuou em novembro. De acordo com Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB mensal), descontado os efeitos sazonais, a atividade econômica de novembro foi 0,1% menor que a de outubro. Por outro lado, o indicador registrou avanço de 2% sobre o mês de novembro de 2012. Com este resultado, a atividade econômica acumulou crescimento 2,3% no período de janeiro a novembro de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade econômica em novembro foi reflexo dos juros elevados e das incertezas que pairam sobre o cenário de curto prazo da economia brasileira, afetando negativamente as decisões de investimento.

Pelo lado da oferta agregada, descontando-se os efeitos sazonais, o mês de novembro foi caracterizado pela queda de 0,3% da atividade industrial e pela estagnação da produção agropecuária. Por outro lado, houve expansão de 0,3% do setor de serviços.

Pelo lado da demanda agregada, a queda de 2,7% dos investimentos foi o principal destaque negativo da atividade econômica em novembro. Os gastos em consumo, tanto das famílias quanto do governo avançaram idênticos 0,6% em novembro. Já o setor externo acusou avanço de 3,7% nas exportações e queda de 5,3% nas importações. Todas as variações mensais acima descritas já são sazonalmente ajustadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.