Economia

Compare o consumo de combustível do seu carro

Descubra, também, dicas importantes para economizar combustível.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Quer saber o consumo de combustível do seu automóvel? Quanto ele emite de CO2? A consulta sobre estas questões está disponível no site do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo, e do Gás Natural (Conpet). Neste ano, trinta e seis marcas de automóveis aderiram, voluntariamente, ao programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e realizado pela Petrobras.

A nova lista, que tem 496 modelos autorizados a utilizar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia em 2014, disponibiliza ainda informações sobre o nível de gases poluentes regulados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama.

A busca pode ser feita por categoria de veículo, marca, modelo ou motor. Também permite ordenar pelo menor consumo e comparar todos os modelos pelas suas classificações que vão desde "A", para mais eficiente, até "E", para menos eficiente, tanto na sua categoria como entre todos os modelos participantes. Os 113 modelos de 14 marcas que obtiveram as melhores classificações receberam o Selo Conpet de Eficiência Energética concedido pela Petrobras.

Também está disponível a classificação quanto à redução da emissão de gases poluentes em relação aos limites do Proconve, indicando com uma estrela os carros que emitem mais e até três estrelas para os que emitem menos. Ao clicar no nome do modelo serão exibidas informações sobre consumo, emissões e classificações comparativas.

As informações sobre o consumo dos veículos com etanol e gasolina, na cidade e na estrada, são declaradas ao Inmetro pelas empresas participantes, após testarem seus modelos em laboratórios semelhantes ao laboratório de ensaios veiculares do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), utilizado para desenvolvimento dos combustíveis e que dá suporte técnico ao PBEV.

No site podem ser encontrada, também, as dicas para economizar combustível. Fatores como a falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, trânsito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições adversas da via ou excesso de peso influenciam a eficiência dos veículos, podendo aumentar em mais de 20% o consumo de combustível declarado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.