Receita

Aberta consulta pública para definir padrões da cerveja

Imirante.com, com informações do Mapa

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) submeteu à consulta pública a proposta brasileira para os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos produtos de cervejaria no Mercado Comum do Sul (Mercosul). Quem desejar participar com alguma sugestão ou comentário, basta preencher o formulário que se encontra na página eletrônica do ministério na internet e enviar para o e-mail cp.cerveja@agricultura.gov.br. Atualmente, o Brasil possui 232 cervejarias e 1.110 tipos de cervejas registradas.

O prazo é de 60 dias, a contar desta quarta-feira (22), data em que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. O texto, quando finalizado, trará algumas definições das variações e mudanças na receita da bebida. A cerveja é um dos produtos cujos padrões de qualidade e identidade são harmonizados entre os países do bloco.

Uma das novidades é o uso de matérias-primas de origem animal na produção da bebida, que hoje só pode ter adição de sucos vegetais. Mel e leite estão entre os ingredientes que podem passar a fazer parte da fórmula. A consulta pública traz as definições sobre os diversos tipos de cerveja (gruit, sem glúten, envelhecida, múltipla fermentação, light, sem álcool, etc.) com especificações sobre a quantidade e qualidade de seus ingredientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.