Acessibilidade

Eleição em 2014 será mais acessível para deficientes visuais

TSE vai adaptar as urnas com sistema de áudio para diminuir abstenção de deficientes.

Imirante.com, com informações da SDH/PR

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Pessoas com deficiência visual de todo o país contarão com um novo recurso de acessibilidade nas próximas eleições. O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) vai modificar o programa de computador de votação das urnas eletrônicas implantando um sinal sonoro com a indicação do número escolhido pelo eleitor que necessitar da tecnologia. O objetivo é solucionar o problema da abstenção das pessoas com deficiência que deixaram de votar em outras eleições por falta de acessibilidade enfrentada na hora da votação.

Com a mudança, as máquinas estarão aptas a liberar, por meio de um código digitado pelo mesário, o áudio aos eleitores possibilitando maior autonomia para a escolha do candidato. O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), avalia a adaptação das urnas como uma conquista importante da política nacional para as pessoas com deficiência.

"Esta é a diretriz do desenho universal que objetivamos, para que não só os equipamentos de votação, mas tudo o que nos cerca, seja desenvolvido para servir a todos, que não sejam necessários outros dispositivos de apoio ou um equipamento específico. Um grande passo para o exercício da cidadania e para a participação política plena das pessoas com deficiência", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.