"Bom Dia, Ministro"

Municípios têm até 2014 para acabar com lixões

Imirante.com, com informações da EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – Convidado a participar do programa Bom Dia, Ministro desta sexta-feira (20), o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, comentou as ações do governo para atender a população de rua, como os programas "Juventude Viva" e "Pró-Catador". De acordo com Carvalho, governo atua em duas linhas, uma voltada para os moradores de rua e outra direcionada aos catadores de lixo. As ações têm objetivo principal de reintegrar esses cidadãos à sociedade e ao mercado de trabalho e levar dignidade a essas pessoas.

Para os moradores de rua, Gilberto destaca os "Centros POP", que integram um programa de referência especializado para população em situação de rua. "O 'Centro POP' serve como a primeira acolhida dos moradores de rua, onde eles podem tomar banho, se alimentar, regularizar seus documentos, e então, são encaminhados para abrigos que acomodam no máximo 40 pessoas”, afirma.

Gilberto Carvalho ressaltou, ainda, que os municípios têm até 2014 para acabar com os lixões, conforme estabelece a Lei n° 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). De acordo com ele, para os municípios acabarem com os lixões de maneira digna, os prefeitos têm que ter consciência que eles precisam incluir os catadores na coleta seletiva e no tratamento do material reciclado. "Não podemos mais tolerar no Brasil essa imagem onde crianças e lixo se misturam", disse. "Estamos estimulando os prefeitos a investir em aterros sanitários orgânicos em parceria com as cooperativas de catadores de lixo", completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.