Trânsito

Acidentes de trânsito representam despesa de 12 bilhões para a Previdência Social

De acordo com o órgão, cerca de um milhão de benefícios pagos pelo INSS são destinados a vítimas de acidentes de trânsito.

Imirante.com, com informações da Previdência Social

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – Uma estimativa apresentada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), nessa quinta-feira (19), aponta que, atualmente, cerca de um milhão de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são destinados a vítimas de acidentes de trânsito em todo o país, o que representa uma despesa de mais de R$ 12 bilhões para os cofres públicos. Para chegar ao resultado, a Previdência Social usou dados do seguro obrigatório por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e o valor e a duração média dos benefícios previdenciários.

De acordo com a Seguradora Líder, empresa responsável pela administração do DPVAT, o número de pessoas com invalidez permanente em decorrência de acidentes de trânsito saltou de 33 mil, em 2002, para 352 mil, em 2012. Já o número de mortes passou, no mesmo período, de 46 mil para 60 mil. Os dados apontam, ainda, que a maioria das vítimas tem entre 18 e 40 anos, ou seja, pessoas em idade ativa. Segundo a Previdência Social, o benefício que produz maior despesa ao INSS é a aposentadoria por invalidez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.