Economia

Demanda das empresas por crédito recua 6,1% em novembro, aponta indicador

<b>Imirante.com</b>, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da consultoria Serasa Experian, aponta que, no mês de novembro, houve declínio de 6,1% na busca das empresas por crédito. No acumulado do ano, a busca das empresas por crédito foi 1% inferior à registrada no período de janeiro a novembro de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade das sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa Selic), provocando o encarecimento do crédito corporativo, e a menor quantidade de dias úteis em novembro frente a outubro (20 contra 23) impactaram negativamente a procura das empresas por crédito no mês passado.

Análise por porte, setor e região

Ainda segundo os dados do indicador, todos os portes empresariais reduziram as suas demandas por crédito. A maior queda ocorreu nas micro e pequenas empresas, cujo recuo foi de 6,3%. Já as médias empresas exibiram queda de 3,9% na busca por crédito, ao passo que nas grandes empresas houve variação de -1,3%.

Por setor, a maior queda na demanda por crédito em novembro foi registrada pelas as empresas industriais, com recuo de 8,3%. Empresas comerciais exibiram declínio de 6,7%, e, por fim, as empresas de serviços diminuíram a sua busca por crédito em 4,8%.

Já na análise por região, todas as regiões brasileiras acusaram quedas nas demandas de suas empresas por crédito. A maior delas foi registrada na região Sudeste, com baixa de 7,8%, seguida de declínio de 7% pelas empresas do Sul. No Centro-Oeste, a queda da busca empresarial por crédito foi de 5,7% e, no Norte, foi de 2,3%. A menor queda da demanda ocorreu no Nordeste, com recuo de apenas 0,8%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.