"On-line"

Inep cria sistema para explicar cálculo da nota do Enem

Imirante.com, com informações do MEC26/11/2013 às 09h33

SÃO LUÍS – Foi lançado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nessa segunda-feira (25), em Brasília, um mapa de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que vai facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências no exame. Por meio do sistema on-line, interessados poderão acessar itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência.

Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem é estimada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que estima as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, metodologia que permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. O instituto garante que os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma comissão de especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame.

Os participantes do Enem podem visualizar, ainda, as habilidades que provavelmente já desenvolveram. O mapa de itens associa cada questão a um ponto da escala de proficiência, que varia de zero a mil pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.