Indústria

Produção industrial cresce em outubro pelo terceiro mês seguido

<b>Imirante.com</b>, com informações da CNI

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – A atividade da indústria brasileira melhorou em outubro. Foi o terceiro mês consecutivo que os indicadores do setor tiveram desempenho positivo. O índice de evolução da produção ficou em 54,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, informa a Sondagem Industrial, divulgada nessa quarta-feira (20), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Acima de 50 indicam aumento da produção.

O nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria subiu de 72% para 75% em outubro. Com isso, o nível de utilização média da capacidade instalada em relação ao tradicional alcançou 46,7 pontos, próximo da linha divisória de 50 pontos, o que indica que o indicador se aproximou do usual. Além disso, o indicador de número de empregados subiu para 49,9 pontos em outubro, também muito próximo dos 50 pontos.

"A indústria também continua com os estoques próximos do nível planejado", constata a pesquisa. O índice de estoque efetivo em relação ao usual ficou em 50,5 pontos em outubro. Foi o segundo mês consecutivo em que os estoques ficaram próximos dos 50 pontos. Os indicadores variam de zero a 100. Acima de 50 indicam excesso de estoques.

O economista da CNI Marcelo Azevedo diz que os dados positivos da Sondagem Industrial de outubro podem se repetir nos últimos meses de 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.