Saúde

Comissão especial da Câmara vota parecer sobre financiamento da saúde

Parecer sugere a criação de tributo semelhante à antiga CPMF.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

BRASÍLIA – A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o financiamento do sistema de saúde brasileiro reúne-se na próxima terça-feira (12), para votar o relatório do deputado Rogério Carvalho (PT-SE).

O relatório, apresentado no último dia 16, sugere a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), imposto sobre todas as transações financeiras acima de R$ 4 mil. A arrecadação seria destinada à saúde, no percentual de 0,2% por transação, de forma semelhante à Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007.

A proposta criou polêmica e quatro deputados pediram vista, o que adiou a discussão do parecer.

O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que é contra a proposta, apresentou voto em separado sem a criação do novo tributo. Carvalho já avisou que não vai retirar a criação da CSS do seu parecer, mas vai separá-la dos outros artigos do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.