Política

Lula recebe medalha na Câmara e defende reforma política

Mariana Jungmann/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

BRASÍLIA - O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (29), na Câmara dos Deputados, a Medalha da Suprema Distinção, concedida a quem presta relevantes serviços públicos à sociedade brasileira.

Lula, que mais cedo havia participado de sessão solene no Senado, em homenagem aos 25 anos da Constituição, e recebeu a Medalha Ulysses Guimarães, exaltou a relevância do Parlamento e defendeu uma reforma política. De acordo com o ex-presidente, o Congresso Nacional “não tem porque temer este desafio”.

“É de aprofundar a democracia que estamos falando. Isso significa requalificar os partidos, reduzir a influência do poder econômico nas eleições e ampliar as formas de participação da sociedade no processo legislativo. É uma agenda que exige a coragem de romper com a acomodação, com velhos vícios, com o receio de mudar. A reforma política, necessária para o país e para restaurar a vitalidade do próprio Congresso, enfrenta resistências e certamente vai contrariar interesses”, disse.

Lula ressaltou ainda a contribuição do Parlamento nos debates sobre questões relevantes para o Brasil, entre elas a do novo marco regulatório do pré-sal e a aprovação de programas sociais. Para o ex-presidente, as críticas banais e generalistas em relação aos políticos deveriam dar lugar ao reconhecimento sobre a importância dessa participação.

“Nem sempre tivemos o sucesso desejado na aprovação de propostas legislativas, mas sempre mantivemos o diálogo em termos elevados. Se o Brasil está hoje entre as maiores economias do mundo, em uma situação de pleno emprego, com mobilidade social sem precedentes, essas conquistas não seriam possíveis sem a participação da Câmara dos Deputados”, disse.

Após o discurso, Lula passou pelo gabinete da liderança do PT na Câmara, onde deputados petistas o esperavam com um bolo em comemoração ao seu aniversário. O movimento intenso de pessoas que tentavam se aproximar do ex-presidente misturadas aos jornalistas que o aguardavam na saída gerou tumulto e tensão. O policial legislativo Fernando Araújo agrediu com um soco o repórter fotográfico Ed Ferreira, do jornal O Estado de S. Paulo, que revidou batendo com a câmera fotográfica na cabeça do policial.

Fernando Araújo foi levado para o serviço médico com um ferimento e Ed Ferreira prestou depoimento na Polícia Legislativa. As imagens das câmeras de segurança e dos cinegrafistas que estavam próximos à cena serão analisadas e as responsabilidades de ambos no caso serão apuradas.

A Câmara dos Deputados informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que o policial Fernando Araújo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal para exame de corpo de delito. A nota diz ainda que outro policial, Caio Marcos Almeida, também foi ferido. A Polícia Legislativa vai pedir as imagens do incidente gravadas pela TV Record e terá 30 dias para concluir a ocorrência. Ao fim do prazo poderá ser aberto inquérito ou termo circunstanciado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.