Planos

Planos de saúde terão que cumprir 87 novos procedimentos

Divulgação/Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Após a determinação do Ministério da Saúde que adicionou 87 novos procedimentos aos planos de saúde no Brasil, o deputado maranhense do PSC, Costa Ferreira, reiterou sua preocupação em relação ao mau atendimento oferecido pelas prestadoras do serviço. Em discurso proferido no plenário na terça-feira (22), o parlamentar afirmou que a medida traz avanços significativos aos consumidores, mas é preciso fiscalização. “Resta agora à ANS (Agência Nacional de Saúde) ser diligente para evitar que os planos usem de subterfúgios para retardar ou impedir procedimentos. Há, também, o risco, já sinalizado, de aumento abusivo por parte das administradoras dos planos de saúde”, antecipou Ferreira.

A partir do dia 2 de janeiro de 2014 os planos de saúde suplementar individuais e coletivos brasileiros de verão oferecer mais 87 procedimentos, sendo 37 medicamentos para câncer e 50 outros, envolvendo exames, consultas e cirurgias. Essa medida decorre de consulta pública. Os novos procedimentos beneficiarão mais de 42,5 milhões de clientes dos planos de saúde e 18,7 milhões de planos odontológicos.

De acordo com Costa Ferreira, a deficiência do sistema público de saúde deixa os planos de saúde suplementar como única alternativa a milhões de brasileiros. “Espero que, com o esforço do Ministério da Saúde e deste Parlamento, possamos garantir o aporte financeiro necessário para promover o desenvolvimento da saúde pública brasileira e permitir que todo cidadão tenha atendimento odontológico e médico-hospitalar de qualidade. Não podemos nos conter em ser apenas uma grande economia. O Brasil precisa ser o país de todos”, defendeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.