Enem

A dez dias do Enem, simulados são boa opção para alunos se prepararem

Mariana Tokarnia/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

BRASÍLIA – Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a dica de vários professores para os estudantes é identificar as dificuldades e se dedicar aos estudos nessas áreas. Os simulados online são uma boa opção para avaliar os conhecimentos e se preparar para as provas.

“A orientação que dou para os alunos é fazer muitos exercícios de provas anteriores até porque isso é bom, eles vão ter ideia do que precisam estudar mais. Os sites são ferramentas que ajudam. Antes, os estudantes tinham que ficar buscando a prova no próprio site do Enem, tinham que imprimir, era muito complicado. Essas ferramentas são muito importantes na preparação”, diz a professora de sociologia da escola pública Centro de Ensino Médio Elefante Branco, Adriana Souza Toledo.

A Agência Brasil e o Portal EBC convidaram alunos do centro para fazer o simulado desenvolvido pelaEmpresa Brasil de Comunicação (EBC) e contar em que áreas do Enem têm mais dificuldade. O programa é gratuito e reúne todas as questões das provas de 2009 a 2012 para que o candidato possa testar os conhecimentos e monitorar o desempenho em todas as disciplinas. O estudante deve fazer o cadastro e, ao acessar o sistema, escolher se quer responder a todas as questões ou selecionar áreas do conhecimento específicas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Também é possível selecionar o ano da prova a que o aluno quer responder.

Os alunos do 3º ano Ana Luisa Pimentel e Jonatas Rodrigues fizeram o simulado. Ambos disseram que o mais difícil no Enem é a quantidade de textos. “É uma prova de resistência”, diz Ana Luisa.

Ela fez o Enem no ano passado apenas para treinar. Este ano, vai fazer para concorrer a uma vaga em arquitetura. A prioridade é a Universidade de Brasília (UnB), que passará a adotar em 2014 o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que usa a nota do Enem como critério de seleção.

Desde o começo do ano, ela está em um cursinho preparatório e faz simulados. “Eu vejo no que eu tenho mais dificuldade e estudo. Na escola, o meu rendimento é melhor em exatas. Eu consigo nos simulados ver se o que eu rendo melhor é em exatas ou em humanas, tenho noção do que preciso fazer para melhorar”. No ano passado, ela disse que foi bem. Com o preparo deste ano, está mais confiante.

“O problema é a interpretação do Enem, com o conteúdo tenho facilidade”, diz Jonatas. A alguns dias da prova, ele prefere gravar as aulas que tem na escola e escutar no ônibus. “Se eu ficar estudando, lendo, não vou ter tempo de reler o conteúdo. As dúvidas, tiro na internet e também vejo muitas videoaulas”, conta. Os simulados, segundo ele, ajudam a pegar o ritmo da avaliação. Ele quer fazer economia, também na UnB.

As provas do Enem serão nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para responder 90 questões de ciências humanas e tecnologias e de ciências da natureza e tecnologias. No segundo dia, além das 90 questões de linguagens, códigos e tecnologias e matemática, será aplicada a prova de redação e o tempo aumenta para cinco horas e meia.

Dos estudantes que já fizeram o simulado disponível no Portal EBC, mais da metade tiveram dificuldade em ciências da natureza e tecnologias. Conforme levantamento, 57% das respostas na área estavam erradas. Em segundo lugar, aparece matemática (com 54% das respostas erradas). As línguas tiveram os maiores percentuais de acertos: inglês (59%) e espanhol (53%), seguidas de linguagens, códigos e suas tecnologias (52%).

Segundo a professora Adriana, na escola é também nas exatas que os alunos têm mais dúvidas. “Essas disciplinas exigem conhecimentos anteriores, matemática, química, física. São questões que exigem conhecimento até do ensino fundamental, das operações básicas. A gente tenta trabalhar por meio de exercícios”.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis materiais e gabaritos que podem ajudar na preparação dos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.