Dica de Saúde

Veja como manter a postura correta na hora de dormir

Manter a postura correta ao dormir pode evitar problemas sérios na coluna cervical.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Manter a postura alinhada é importante, mas engana-se quem pensa que isso se aplica somente ao ficar de pé ou sentado. Manter a postura correta ao dormir é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é deixá-la sempre alinhada ao tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. A fisioterapeuta especialista em Medicina do Sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira, dá algumas dicas e orientações para uma noite revigorante e, claro, para a manutenção da saúde.

Para quem dorme de lado

Esta é a posição mais indicada pelos especialistas, sendo aconselhável sempre dormir com dois travesseiros. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição, os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro, um rolinho ou um Alpino de Corpo, entre eles. Com o Alpino de Corpo é possível deixar o queixo apoiado e os braços envolvidos no produto, mantendo a cervical e a coluna alinhadas, as pernas flexionadas com um espaçamento entre os joelhos e os tornozelos, evitando atrito entre eles e também virar de costas ou de bruços durante o sono.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Para quem dorme de barriga para cima

Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados, e assim, descansem.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Para quem dorme de bruços

Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

 Legenda. Foto: Divulgação.
Legenda. Foto: Divulgação.
 Legenda. Foto: Divulgação.
Legenda. Foto: Divulgação.

Hora da troca

Além das dicas posturais, a fisioterapeuta ressalta a importância da conservação dos travesseiros. Para se ter uma ideia, com o uso, um travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborreia, lágrimas, cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico se encontra em ambiente ideal de proliferação biológica, escuro, úmido e quente. Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso já contém cerca de 300 mil ácaros, e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes.

Carolina ainda ressalta que, apesar de existirem travesseiros que são laváveis, observa-se infinitas dúvidas sobre como se deve lavar, secar ou, até mesmo, se a lavagem é recomendável. “Nem todos são laváveis e os consumidores devem estar atentos às especificações do produto antes de molhar ou, até mesmo, entregar o travesseiro para a lavanderia. O processo de lavagem nem sempre é indicado, principalmente, quando não podemos garantir a secagem completa. No entanto, se o produto for lavável, siga ou exija nas lavanderias que as instruções sejam seguidas”, esclarece.

Qualquer alteração que você notar na sua coluna, procure um especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.