Dica de Saúde

Dica de Saúde: conheça os sintomas da tendinite

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

Tendinite é a inflamação de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Dor localizada no tendão, sensação de queimação que irradia e inchaço podem ser alguns dos sintomas desta inflamação.

Ela pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento. Pessoas com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide ou diabetes podem apresentar a tendinite. Os profissionais mais indicados para diagnosticar a tendinite são o médico ortopedista ou o fisioterapeuta, que poderão realizar alguns exercícios e palpar o membro afetado.

Em alguns casos, se faz necessária a realização de exames complementares como ressonância magnética ou tomografia computadorizada para avaliar a gravidade da lesão. O objetivo do tratamento para tendinite é aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Dicas para evitar a tendinite

Evite movimentos repetitivos

Mantenha os músculos fortes e flexíveis

Evite também andar longas caminhadas, aquelas de mais de 35 quilômetros por dia

Verifique o peso da mochila, evite excesso desnecessário

Todos os dias, procure uma folga do trabalho para relaxar os braços e pulsos

Beba muito líquido e alimente-se bem

Procurar ajuda médica e seguir todas as orientações prescritas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.