Dicas de saúde

Veja porque estalar os dedos pode fazer mal à saúde

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Você costuma estalar os dedos? Saiba que essa prática pode causar danos à sua saúde. Segundo pesquisas, as articulações têm um líquido responsável por facilitar os movimentos dos dedos e o abrir e fechas das mãos. A prática de estalar as juntas acaba desgastando esse líquido, podendo levar ao desenvolvimento de artrite e artrose.

Artrite

Artrite uma inflamação em uma ou mais articulações. Uma articulação é uma área de encontro entre dois ossos. Essa doença consiste na quebra da cartilagem, que protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente.

Artrose

A artrose é causada pelo desgaste de uma articulação. A cartilagem é o tecido fino e emborrachado que reveste os ossos nas articulações e permite que os ossos deslizem uns sobre os outros, ela pode quebrar e se desgastar. Como resultado, os ossos se friccionam, causando dor, inchaço e rigidez.

O som do estalo sai quando o líquido que protege as articulações se separa. Quando o gel grosso é separado por meio de pressão, o selo do fluido é quebrado fazendo o som de estalo.

Segundo os reumatologistas a prática de fazer movimentações bruscas com as articulações pode causar hemorragia intrarreticular, edemas locais, rupturas de ligamentos e desgaste da cartilagem.

As pesquisas ainda são recentes, E há médicos que preferem não ligar a prática de estalar os dedos à artrite e artrose. Mas é melhor é melhor evitar. E se caso sentir sintomas como dor e rigidez nas articulações, procure logo um reumatologista, que vai diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.