Dia Mundial do Coração

Especialista chama atenção para doenças cardiovasculares

Exame genético pode diagnosticar predisposição para desenvolver doença.

Imirante com informações do DLE

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Neste domingo (29), é comemorado o Dia Mundial do Coração. Em todo o Brasil, especialistas alertam para os cuidados necessários para manter, esse importante órgão saudável. É importante buscar a prevenção para manter a saúde do coração. Estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que, somente em 2011, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17 milhões de mortes no mundo, tornando este grupo de enfermidades a primeira causa de morte global. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares.

Silenciosa, a hipertensão arterial, por exemplo, atinge mais de um quinto da população brasileira e é um dos riscos cardíacos que pode ser previamente monitorado por meio de exame genético. “Uma das formas de prevenção que a genética moderna permite, por meio de um teste simples, é fazer o exame de Propensão a Doenças Cardiovasculares. O diagnóstico precoce propicia ao médico informações relevantes para a precaução e o tratamento de patologias cardiovasculares”, explica o diretor-médico do Diagnósticos Laboratoriais Especializados (DLE), Armando Fonseca.

Especialista enfatiza que, apesar do auxílio da medicina preditiva, fatores ambientais não podem ser ignorados quando o tema é saúde do coração: “Fazer consultas médicas regulares e exames permitem estimar o risco de incidência deste grupo de doenças (infarto do miocárdio, a arteriosclerose, a angina, a arritmia, o aneurisma, a trombose, a flebite e a insuficiência cardíaca) por meio do conhecimento do histórico familiar e controle de diversos fatores tais como, peso, prática de atividade física, tabagismo, níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, dentre outros. Mas para a boa saúde do coração, é fundamental também manter bons hábitos como evitar o, O estresse e o sedentarismo, não fumar, alimentar-se bem, evitando gordura e excesso de sal, fazer exercícios de forma regular”, completa o médico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.