Dica de Saúde

Dica de Saúde: você sabe o que é glossite?

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

A glossite é inflamação ou infecção na língua. Esta doença faz com que a língua inche e mude de cor. Projeções na superfície da língua chamadas papilas podem ser perdidas, dando aparência lisa à língua.

Esta doença pode não apresentar dor, ou causar desconforto na boca e língua. Dor e dificuldade de mastigar ou engolir podem ser alguns sintomas da glossite.

A glossite pode ser causada por infecção por vírus ou bactéria, incluindo herpes, pouca saliva, piercing na língua e transtornos como anemia por deficiência de ferro.

O diagnóstico é clínico podendo também ser feito um exame de sangue quando necessário. O tratamento dessa doença tem como objetivo reduzir o processo inflamatório e não requer hospitalização a menos que o inchaço da língua seja severo. A glossite pode ser prevenida com uma boa higiene oral, uso de fio dental, limpeza com antiséptico bucal e beber bastante água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.