"Água para Todos"

Sistemas de abastecimento serão instalados em 124 municípios do Nordeste

O pacto prevê um investimento de mais de R$ 135,4 milhões do programa "Água para Todos".

Dnocs

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - O programa "Água para Todos" beneficiará 124 municípios no Nordeste setentrional. O acordo foi firmado na última terça-feira (9) pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs) com a assinatura de um termo de compromisso com 336 prefeituras municipais.

O pacto prevê um investimento de mais de R$ 135,4 milhões do programa, cujo objetivo visa à implementação do "Programa Simplificado de Abastecimento Coletivo de Água", com o intuito de universalizar o acesso à água no semiárido nordestino. O Dnocs será responsável pela instalação nos 124 municípios que fazem parte da área do órgão no Nordeste setentrional.

A iniciativa prevê o uso de diferentes tecnologias, como cisternas, sistemas de abastecimento, barragens subterrâneas, pequenas barragens e poços com vistas a dar mais condições de sobrevivência e de sustentabilidade ao homem do campo.

"Água para Todos"

O plano "Brasil Sem Miséria", por meio do programa "Água para Todos", prevê que até 2014 serão instaladas 750 mil cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo. Com relação à produção, as metas são de três mil barragens de acumulação de água pluvial, 150 mil cisternas de produção e 20 mil pequenos sistemas de irrigação.

Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.

O público destinatário do programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único (CadÚnico) do governo federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual as primeiras ações do programa "Água para Todos" estão sendo realizadas na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.