Apagão

Comissão cancela debate sobre apagão no Nordeste

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - A Comissão de Minas e Energia cancelou a audiência pública prevista para quarta-feira (11), para obter esclarecimentos de companhias distribuidoras de energia do Nordeste sobre o apagão ocorrido em agosto último, que atingiu nove estados.

Ainda não foi marcada nova data para o debate.

No dia 28 de agosto, duas linhas de transmissão de energia elétrica, que fazem a interligação entre o Norte e o Nordeste, foram desligadas, o que causou a interrupção total de energia por quase quatro horas nos estados do Nordeste, exceto no Maranhão, onde foi parcial.

A causa apontada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) foi a ocorrência de uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti (PI). As linhas desligadas pertencem às concessionárias Interligação Elétrica Norte e Nordeste S.A. (Ienne) e Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa).

Prejuízos

O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que pediu o debate, alegou que interrupções repentinas e tão longas no fornecimento de eletricidade geram grandes prejuízos para a população. “Os comerciantes veem-se impedidos de exercer suas atividades, as indústrias param a produção, os serviços públicos deixam de funcionar, a mobilidade urbana é fortemente afetada, ou seja, é um desastre para todos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.