Turismo

"Viaja Mais Melhor Idade" tem 270 pacotes de viagem com desconto

MTur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - A segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade traz ofertas de 54 destinos turísticos com saídas de 39 cidades brasileiras, todas exclusivas para idosos. As ofertas especiais de lançamento estão disponíveis no site do programa até 14 de setembro. A segunda edição do programa foi lançada nesta quarta-feira (4), na Feira das Américas (Abav), em São Paulo.

Na primeira edição do Viaja Mais (de 2007 a 2010) os pacotes levavam a 40 destinos turísticos e saíam de 28 cidades brasileiras. “A meta é ampliarmos o números de destinos e de locais de partida para atingirmos todos os estados brasileiros”, afirma Wilken Souto, coordenador geral de Segmentação.

Há pacotes que incluem passagem aérea, refeições e hospedagens. Outros oferecem apenas a hospedagem e passeios avulsos. Os destinos variam de acordo com a vocação da cidade escolhida. Há cruzeiros (Grand Amazon) pelos rios da maior floresta tropical do país que incluem safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena, com desconto de 20% para o público da terceira idade.

Se a ideia for planejar o fim de ano, o Viaja Mais oferece pacotes para o natal mais tradicional do país, em Gramado, na pousada Vovó Carolina, que inclui passeios pelas cidades de Gramado e Canela, uma visita ao Vale dos Vinhedos e uma refeição grátis de bônus no período mais disputado do ano.

O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo, especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 12,1% da população brasileira.

Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, os pacotes poderão ser parcelados pelo público em até 48 vezes com juros reduzidos. Para participar do programa, as operadoras precisam estar inscritas regularmente no Cadastur (cadastur.turismo.gov.br) e oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para o público da terceira idade.

A adesão ao programa pode ser feita nos estandes do MTur ou da Braztoa na feira da Abav ou pelo site do Viaja Mais. No site também é possível consultar uma cartilha com orientações para o público e para as empresas interessadas em participar do programa.

Nesta primeira fase do programa, os pacotes serão oferecidos por operadoras de turismo. Em uma segunda etapa, o MTur amplia seus parceiros e passa a incluir agências de viagem, receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos.

Uma pesquisa realizada pelo MTur em 2011 apontou que a maior parte dos idosos considera o desconto o principal estímulo para a viagem. “É por esta razão que a formação de uma rede de descontos tornou-se uma meta para o novo Viaja Mais”, diz Wilken Souto.

O Viaja Mais Melhor Idade vendeu 599 mil pacotes de viagem em sua primeira edição. Os destinos mais procurados foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.