Independência

Esplanada dos Ministérios já está quase pronta para o desfile de 7 de Setembro

Expectativa é que cerca de 50 mil pessoas compareçam ao local no Dia da Pátria, segundo Ministério da Defesa.

Ministério da Defesa

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - A montagem da estrutura para o desfile de 7 de Setembro – Dia da Pátria - já está quase pronta. O evento, que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá 24 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas localizadas a partir da frente do Ministério da Justiça até o viaduto da L2 Sul. A expectativa dos organizadores é de cerca de 50 mil pessoas na extensão da Esplanada.

Também estarão montados no dia, cinco palanques para receber até 1,1 mil convidados cada. Sistemas de sonorização, telões e banheiros químicos poderão ser encontrados por todo o gramado da Esplanada. Os participantes da festa terão, ainda, pontos de distribuição de água e postos de saúde e atendimento a crianças, garantindo conforto e segurança.

Ao todo, as ações de comunicação e montagem da infraestrutura custaram R$ 829 mil e foram contratadas por meio de pregão eletrônico vencido pela Agência Sisters de Brasília. Cada parte das instalações foi feita por uma empresa diferente. A empresa de Franca (SP) conta com cerca de 50 funcionários trabalhando exclusivamente na montagem da estrutura para o desfile

Este ano, mais de 20 entidades e órgãos civis e militares participarão do desfile. As Forças Armadas estarão presentes com tropas a pé da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de blindados, cavalos e caças supersônicos.

Programação

O desfile cívico do 7 de Setembro prevê está previsto para começar às 9h com a apresentação dos cerca de 1.850 militares das Forças Armadas, dos carros de combate, blindados e aviões. Após o percurso de 2 quilômetros, o desfile será encerrado por volta das 10h30, como nos anos anteriores.

A programação da festa da Independência inclui ainda um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália, às 16 horas do domingo, no Estádio Mané Garrincha. O Concerto da Independência, com a apresentação do cantor e compositor Toquinho e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional marcará o final das comemorações, às 18h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.