7 de Setembro

Exposição de materiais bélicos e troca da bandeira marcam início da Semana da Pátria em Brasília

Planalto, com informações do Ministério da Defesa

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BRASÍLIA - Dois eventos marcaram o início das comemorações do 7 de setembro – Dia da Pátria, no último fim de semana, em Brasília. No Parque da Cidade, a Exposição da Independência atraiu adultos, jovens e crianças, que puderam ver de perto materiais bélicos como lançador de foguetes, canhões antiaéreos, viaturas, lanchas e motos aquáticas, entre outros equipamentos. Mais de 15 veículos estiveram em exposição no estacionamento próximo ao Parque Ana Lídia, área de recreação tradicional de Brasília.

O ponto alto da exposição foi a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Conhecida especialmente pelo sincronismo e simetria, o conjunto executou músicas populares como “Asa Branca” e “Aquarela do Brasil”.

A fisioterapeuta Mariana Braun trouxe os filhos João Vitor, de 10 anos, Vinícius, de cinco anos, e Ana Beatriz, de dois anos, para conhecerem os tanques e jipes expostos. “Eu estou gostando muito e meus filhos mais ainda. Eu não conhecia essa exposição e é a primeira vez que venho”, acrescentou.

No espaço da Marinha do Brasil, os visitantes puderam apreciar maquetes de navios e aeronaves de guerra. A criançada também se divertiu com os bonecos “Marujo” e “Marujinha”, além de tirar fotos com os uniformes militares.

O Exército Brasileiro apresentou produtos de defesa e emprego militar, como blindados e viaturas de transporte de tropas. O público infantil ainda curtiu desenhos, pinturas e uma peça de teatro sobre higiene bucal.

A Força Aérea Brasileira marcou presença no evento com um simulador de voo, maquetes de aeronaves, exibição de filmes institucionais e um ambiente de selva, entre outras atrações.

Motocicletas, radares e outros materiais foram apresentados pela Polícia Rodoviária Federal. Já o estande da Polícia Militar tinha diversos modelos de viaturas e equipamentos utilizados em operações.

O Corpo de Bombeiros trouxe um carro antigo de combate a incêndios. E a Polícia Civil participou da exposição com uma unidade móvel do Museu de Drogas.

Substituição da Bandeira Nacional

Outro evento marcou o final de semana cívico. Neste domingo (01), a Marinha do Brasil fez a troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. A substituição contou com a presença marcante do público, que acontece todos os meses em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o GDF.

Especialmente desta vez, a solenidade da bandeira celebrou a Independência do Brasil. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais também se apresentou na cerimônia com suas performances tradicionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.