Turismo

"Internet" é fonte de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012

MTur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BRASÍLIA - A internet foi a principal fonte de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012. Até 2010, a principal fonte de informação destes visitantes eram os parentes e amigos. A realidade murou a partir de 2010, quando a rede tornou-se o principal meio para se informar sobre turismo. Os dados constam no estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na segunda posição, amigos e parentes aparecem com 1,45 milhão. Em terceiro lugar, com 903 mil estrangeiros, estão as informações que chegam por meio de viagens a trabalho.

“O estudo mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os destinos devem estar atentos a essa tendência para atrair não apenas os estrangeiros, mas o próprio brasileiro”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

A internet se diferencia dos guias de viagem e meios convencionais de promoção do turismo porque expõem a avaliação dos próprios usuários que estiveram nos hotéis, pousadas e pontos turísticos. Um dos maiores sites de viagens do mundo, o Trip Advisor, já acumulou 100 milhões de opiniões de visitantes virtuais.

O Ministério do Turismo também ajuda o turista na escolha dos meios de hospedagem, guias turísticos, locadoras de veículos, entre outros, por meio do Cadastur, o cadastro de prestadores de serviços do MTur. Ele garante a regularidade do prestador de serviço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.