Trabalho escravo

Ministério do Trabalho e Emprego resgata no Pará 22 trabalhadores em situação análoga à de escravo

Planalto, com informações do Ministério do Trabalho

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

BRASÍLIA - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou, nesta quarta-feira (24), que resgatou 22 trabalhadores em situação análoga à de escravo no Pará, numa operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal que começou na terça-feira (9) e terminou na última sexta-feira (19), nas fazendas Indiana e Patos de Minas, localizadas no município de Tucumã (PA).

De acordo com os coordenadores da ação do Grupo Móvel, Benedito Lima e Carla Galvão, os trabalhadores realizavam o serviço de "roço de juquira" (limpeza da área para formação de pasto) e construção de cerca sem o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sem a realização de exames médicos. Durante a verificação física realizada pelos auditores, ficaram constatadas as condições degradantes a que os trabalhadores eram submetidos em ambas as fazendas.

Trabalhadores receberam indenizações e documentos trabalhistas

Na fazenda Indiana foram resgatados 21 trabalhadores, sendo dois menores de idade. No local não havia instalações sanitárias e fornecimento de água potável para o consumo e preparo de alimentos, sendo os alojamentos barracos de lona que não tinham as mínimas condições de higiene.

Na Fazenda Patos de Minas foram encontrados oito trabalhadores, sendo um deles resgatado de condições análoga a de escravo. O alojamento dos trabalhadores era uma casa de madeira, sem portas e janelas, nem instalações sanitárias e fornecimento de água potável. Além disso, em ambas as fazendas os trabalhadores não possuíam registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Após auditoria, o Grupo Móvel solicitou a rescisão dos contratos e retirada imediata dos trabalhadores em situação degradante. As verbas indenizatórias totalizaram R$ 2.155,57 para a Fazenda Patos de Minas e R$27.694,06 para a Indiana, além do encaminhamento dos trabalhadores para recebimento do seguro-desemprego. Ao todo, foram emitidos 11 CTPS e realizadas as anotações e registros de todos os trabalhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.