Jornada Mundial da Juventude

Maranhenses acompanham visita do Papa Francisco ao Rio

Avenida Rio Branco e ruas do RJ foram tomadas por fiéis católicos curiosos.

Heider Matos/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05
 Visita do Papa Franscisco ao Rio de Janeiro/ Foto: Heider Matos
Visita do Papa Franscisco ao Rio de Janeiro/ Foto: Heider Matos

RIO DE JANEIRO - Milhares de fiéis. Pessoas de diversos Estados do Brasil e de vários países. E, entre eles, um só desejo: ver o papa Francisco. A tarde no Rio, foi marcada por cantos, louvor e orações em plena Avenida Rio Branco, centro da capital fluminense. As ruas foram completamente tomadas por fiéis católicos curiosos. E o desejo, é claro, de ver o papa Francisco. Assim foi o fim de tarde desta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro.

A cidade vive um clima fraterno, trazido pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Rio está tomado pelo evento, que pretende reunir cerca de dois milhões de pessoas. É possível encontrar peregrinos em todos os cantos da cidade. A segurança foi reforçada e, aproximadamente, 22 mil agentes fazem a segurança do evento. Mas ainda há relatos de jovens que foram ou tentaram ser assaltados. Um grupo vindo de São Luís presenciou um assalto, na Praça Tiradentes, Centro da cidade (na ocasião, a polícia entrou em ação e prendeu o meliante).

Maranhenses na JMJ

 Maranhenses desembarcando no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude/Foto: Heider Matos
Maranhenses desembarcando no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude/Foto: Heider Matos

Peregrinos, de todos os cantos, comunidades, paróquias e Dioceses, representaram, assim, o Maranhão, marcando presença no Rio de Janeiro. Na manhã desta segunda (22), caravanas de todo o Estado desembarcaram no aeroporto do Galeão e foram direto acompanhar a passagem do papa pelas ruas da cidade.

 Visita do Papa Franscisco ao Rio de Janeiro/ Foto: Heider Matos
Visita do Papa Franscisco ao Rio de Janeiro/ Foto: Heider Matos

Felipe dos Anjos, morador do Anil, em São Luis, não conteve as emoções ao ver papa de perto. “Foi emocionante, inacreditável, eu nem acreditei quando eu o olhei de perto”, disse. Aos gritos de “EU VI O PAPA”, os maranhenses seguiram a carreata do Papa Francisco, que percorreu diversas ruas até o palácio da Guanabara, onde o papa se encontrou com a presidenta Dilma.

Agenda da visita do Papa

Quarta-feira (24)

Às 8h15, o papa Francisco viaja para Aparecida.

Às 10h30, celebra missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, ele fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário.

No final da tarde, no Rio, o papa visita o Hospital São Francisco de Assis.

Quinta-feira (25)

Pela manhã, o papa celebra a Santa Missa, em caráter privado, na Residência do Sumaré.

Às 9h Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá, às 9h30, das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Às 10h, Francisco deixa o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha - Manguinhos, para uma visita.

Às 17h Francisco deixa o Sumaré em direção a Praia de Copacabana para a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ

Sexta-feira (26)

Pela manhã, o papa celebra a Santa Missa, em privado, na Residência do Sumaré.

Às 10h, o papa recebe a confissão de cinco jovens de cinco continentes (América, Europa, África , Ásia e Oceania)..

Às 11h, o papa encontrará, reservadamente, cinco jovens detentos.

Às 12h, Francisco rezará a oração do Angelus do balcão do palácio. Em seguida encontrará os 20 membros do comitê organizador e os dez grandes patrocinador-benfeitores da JMJ para uma saudação.

Às 17h, Francisco estará na Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens.

Sábado (27)

Às 9h, Francisco irá à Catedral da Cidade onde celebrará a missa com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas.

Às 11h15, no Teatro Municipal, o papa encontra os políticos, diplomatas, representantes da sociedade civil, empresários, artistas e representantes das maiores comunidades religiosas do país.

No final da tarde o Papa vai a Guaratiba, onde ocorrerá a Vigília de Oração com os jovens. A previsão é que 2 milhões de pessoas estejam presentes.

Domingo (28)

Às 10h começa a Missa de Envio da JMJ Rio2013. A Celebração terminará com o anúncio sobre o local escolhido para ser a sede e do ano para a próxima jornada.

Às 16h, Francisco encontrará com os integrantes do comitê de coordenação da jornada e do Conselho Episcopal latino-americano.

Após o evento, o papa se muda para o centro do Rio onde atende os voluntários da jornada. Segundo as previsões, deve haver 15 mil voluntários que representarão as 60 mil pessoas voluntárias para a realização do evento.

Depois do compromisso com os voluntários, o papa seguirá para o aeroporto Tom Jobim onde, às 18h30, está previsto encontro com a presidenta Dilma Rousseff, com discursos. A decolagem do avião que levará a comitiva papal ao Vaticano está prevista para às 19h (horário local). Francisco deve chegar em Roma às 11h30 ( horário da Itália).

As informações da programação são do Jornal do Brasil.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.