Mobilização

Centrais sindicais reafirmam unidade para o "Dia Nacional de Luta"

Imirante, com informações da CSB

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS – Na noite dessa quarta-feira (10), as centrais sindicais acertaram os detalhes das ações do "Dia Nacional de Luta", marcado para esta quinta-feira (11) em todo o país. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) condenou o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que mudou de 8% para 8,5% ao ano e foi definido hoje pelo Banco Central. "O aumento dos juros é uma afronta ao desenvolvimento do Brasil e aos direitos dos trabalhadores, principais responsáveis pelo crescimento nacional", contestou.

As centrais afirmaram que a luta pela pauta trabalhista continuará depois da mobilização desta quinta-feira como forma de garantir que a democracia e a liberdade de expressão sejam respeitadas. "Vamos continuar a organizar a classe trabalhadora para que, nas ruas, ela consiga que sua pauta seja atendida o quanto antes", afirmou.

A CSB tem atos organizados em 14 Estados, unindo as mais diversas categorias, como metalúrgicos; servidores públicos municipais, estaduais e federais; trabalhadores do setor de vestuário; da saúde; portuários; caminhoneiros; trabalhadores rurais; e motoboys. As principais reivindicações: fim do fator previdenciário; jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial; reajuste digno para os aposentados; mais investimentos em saúde, educação e segurança; regulamentação da Convenção nº 151 da OIT; 30 horas para profissionais de enfermagem; transporte público de qualidade; fim do Projeto de Lei nº 4.330 que amplia a terceirização; reforma agrária; e o fim dos leilões do petróleo.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.