Educação

MEC: Maioria dos alunos do ensino médio tem acesso à biblioteca e internet

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) disse nesta quarta-feira (5) que, no ensino médio, 86,7% das escolas públicas brasileiras têm biblioteca; 92,2% têm acesso à internet; 91,8% contam com laboratório de informática e 71,5% têm quadras esportivas. Em termos de matrículas, o ministério diz que 91,7% dos estudantes estão em estabelecimentos com biblioteca ou salas de leitura; 95,6% em estabelecimentos com acesso à internet; 95,1% em estabelecimentos com laboratório de informática e 78,8% dos alunos em escolas com quadras esportivas.

Os dados fazem parte da resposta do MEC à matéria publicada pela Agência Brasil sobre o estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, que mostra que a maior parte das escolas brasileiras (84%) tem apenas uma estrutura básica e quase a metade (44%) conta apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha. Sobre a pesquisa, o Ministério da Educação diz que "o trabalho citado não reflete a realidade das escolas públicas brasileiras e sim a metodologia utilizada na elaboração deste".

Já no ensino fundamental, apesar de contestar o levantamento, os números enviados pela pasta não desmentem o estudo. Segundo o critério usado pelos pesquisadores, para ser considerada uma escola com estrutura adequada - um nível acima da estrutura básica - a escola precisa ter, entre outros itens, acesso à internet e biblioteca. O estudo mostra que mais de 44% das escolas da educação básica brasileiras ainda apresentam uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha.

De acordo com o Censo da Educação Básica de 2012 – apresentado pelo MEC -, no Brasil 40,2% das escolas de ensino fundamental têm biblioteca ou sala de leitura; 42,6% acesso à internet; 44,1% laboratório de informática e 27,5% quadras.

No que se refere a matrículas no ensino fundamental, 73,6% dos estudantes estão em estabelecimentos com biblioteca ou sala de leitura; 79,5% das matrículas estão em escolas com acesso à internet; 76,9% dos estudantes têm acesso a laboratório de informática e 54,6% dos matriculados estão em escolas com quadras esportivas.

Entre as escolas particulares, a pesquisa aponta que a maioria (58,4%) têm uma estrutura básica, com apenas água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.

A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, diz que o número é uma média que inclui centros de ensino em regiões bastante pobres do país, mas que não são a maioria. Segundo ela, casos isolados de escolas pequenas acabam aumentando a porcentagem. "As escolas [privadas], no geral, tem uma estrutura grande, confortável, têm biblioteca, quadra de esporte, sala de informática. Caso isso não seja oferecido, não se consegue nem abrir uma escola", diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.