Dom Pedro Casaldáliga diz que só deixa São Felix do Araguaia por decisão da comunidade

RMT On-Line

Atualizada em 27/03/2022 às 14h53

CUIABÁ - O bispo de São Felix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, garantiu nesta quarta-feira que não vai se rebelar contra a exigência feita pelo Vaticano para que deixe o município. A atitude, de acordo com ele, possivelmente será tomada "mas pelos agentes da pastoral e da comunidade e não por decisão minha".

Dom Pedro explica que a idéia de rebelião começou a ser cogitada durante a assembléia dos agentes da pastoral da região, realizada logo após o Vaticano ter exigido a saíde dele como condição para a chegada de um novo bispo à cidade.

- Eles ficaram incorformados com a ordem do Vaticano que me obriga a deixar a cidade - diz.

Ele ressalta, no entanto, que é a favor da nomeação de um novo bispo.

- Fui eu, inclusive, quem pediu para deixar o cargo. Isto porque eu já ultrapassei, há dois anos, a idade máxima permitida para continuar na função. A pessoa quando atinge uma certa idade não tem mais condições de trabalhar como antes - acredita.

Contudo, ele não concorda com a decisão imposta pelo Vaticano para que deixe a cidade.

- Assim que o outro bispo, de nosso conhecimento e respeito, fosse nomeado eu deixaria o município normalmente. Mas, o problema ocorreu quando o Vaticano impôs a minha saída. Não acho correto este tipo de exigência - alega.

Dom Pedro adianta que após a chegada do sucessor, vai se reunir com os agentes pastorais e a comunidade para decidir se deixa ou não a cidade.

- A decisão do Vaticano foi tomada de cima para baixo. A população não foi ouvida. Eu agirei conforme o que for decidido pela comunidade em assembléia - ressalta.

Dom Pedro está à frente da Prelazia de São Felix há mais de 30 anos e pediu para deixar a função em 2003 devido a problemas de saúde.

Nos próximos dias deve ser nomeado o novo bispo da cidade e a saída de Casaldáliga seria, de acordo com o Vaticano, uma forma de evitar constrangimento ao novo sacerdote.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.