Formada em SC primeira turma de professores em escolas indígenas

Eles já atuam como professores em escolas indígenas de Santa Catarina

Andréa Quintiere, Agência Brasil - ABr

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Florianópolis - A formatura dos 47 alunos do 1º Curso de Formação e Habilitação de Professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental para o Contexto Indígena Xokleng e Kaingang está sendo realizada no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Eles já atuam como professores em escolas indígenas nos municípios catarinenses de José Boiteux, Vitor Meireles, Ipuaçu, Entre Rios, Abelardo Luz, Chapecó e Seara, onde predominam as duas etnias.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Sandra Cardoso, o curso começou em janeiro de 1999, cumprindo orientações da Lei de Diretrizes e Base da Educação ( LDB ) e atendendo às determinações do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, que extingue, no prazo de 5 anos, a categoria de professor leigo.

Todas as disciplinas procuraram se adequar à ótica das culturas Kaingang e Xokleng. Santa Catarina tem 33 escolas indígenas, das quais uma de Ensino Médio, a única do país, e o restante de ensino fundamental. Ao todo estão matriculados 1.320 alunos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.