Ronaldo Sardenberg lança Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível

Agência Brasil - ABr

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Brasília - O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, lança amanhã às 11hs, no auditório do MCT, o Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível, que visa incentivar projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre esta nova alternativa de energia - conhecida no mundo inteiro como "energia limpa". A célula a combustível é um artefato capaz de promover a decomposição de um combustível (seja gás natural, etanol, metanol ou outros produtos químicos) produzindo hidrogênio e oxigênio em seus componentes de modo que, ao recombiná-los produz água (não poluente) e libera a energia dessa combinação.

A idéia de se formular um programa específico no Brasil partiu da constatação de que, para se construir e operar células a combustível, é necessária uma atuação conjunta e articulada de diversos setores. A conclusão resultou de um trabalho feito no início do ano pelo MCT, por intermédio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que levantou as competências brasileiras neste campo de pesquisa. De acordo com o secretário de Política Tecnológica e Empresarial do ministério, Maurício Mendonça, o programa também é resultado de um trabalho

elaborado a partir de consulta pública e sugestões apresentadas por técnicos das áreas de Energia e Transportes ao longo dos últimos três meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.