PF desmonta quadrilha de policiais civis em seis estados

O bando roubava veículos e falsificava documentos

Goiásnet, CBN Anhanguera e TV Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Rio - Numa megaoperação surpresa, batizada de 'Carga Pesada', 50 agentes da Polícia Federal de Goiás ocuparam o prédio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, em Goiânia, e prenderam 22 funcionários - entre eles sete policiais civis - acusados de participação numa quadrilha especializada em roubo de cargas e veículos.

A operação aconteceu também em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Acre e Rondônia, simultaneamente. Nesses estados, outras seis pessoas foram presas. Entre eles, José Benedito Ferreira, conhecido como Dito, acusado de coordenar o roubo de caminhões no interior paulista para depois encaminhá-los para Goiânia. Ele foi detido em São José dos Campos, São Paulo.

Além de roubar carros, caminhoões e cargas, a quadrilha atuava com falsificação de documentos. Segundo a PF, o grupo mantinha hierarquia funcional, era bem estruturado e tinha conexão com agentes públicos. Laranjas e despachantes formalizavam transferências e provideciavam laudos fraudulentos de vistoria de veículos, enquanto policiais civis davam cobeertura às atividades. Na liderança do bando estavam agentes da polícia civil de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Apesar da operação e da devassa na DFRV de Goiânia, o diretor-geral da Polícia Civil de Goiás, delegado Marcos Martins, disse estar garantido no cargo. Ele informou ter conversado com o governador Marconi Perillo sobre o fato e garantiu ter recebido apoio para continuar acompanhando o caso.

- Acho que não tem nada a ver, não estou envolvido em nenhuma atividade ilícita e, sendo assim, continuo no cargo - afirmou.

Martins considerou natural a reação dos funcionários da delegacia, que se sentiram constrangidos com a ação da Polícia Federal e realizaram um protesto. O delegado também descartou a possibilidade de os policiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais deflagrarem greve, por descontentamento. Os cinco delegados adjuntos da

DFRV e cerca de 80 agentes policiais colocaram seus cargos à

disposição após a operação da PF no prédio da delegacia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.