Ministro cobra mais agilidade na liberação de recursos para o setor naval

Nielmar de Oliveira, Agência Brasil – ABr

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Rio – O ministro dos Transportes, João Henrique Souza, cobrou nesta terça, no Rio, mais agilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na liberação dos recursos do Fundo de Marinha Mercante para a construção de navios. Na avaliação do ministro, há muita demora na aprovação dos projetos para a construção de novas embarcações, apesar de existirem recursos disponíveis.

Em tramitação no BNDES existem, atualmente, de 260 a 280 projetos para a construção de embarcações com recursos do Fundo de Marinha Mercante, informou. São projetos substanciais que implicariam na geração de milhares de empregos diretos. Há, por exemplo, o caso do estaleiro Eisa, no Rio de Janeiro, onde já existem quatro embarcações licitadas, dependo de financiamento.

Em aproximadamente 120 dias seriam gerados mais de quatro mil empregos, se fossem liberados os recursos disponíveis - cerca de US$ 200 milhões - informou. O ministro reconhece a necessidade de avaliação rigorosa dos projetos, por parte do BNDES, mas considera um absurdo que uma análise possa durar um ano e meio. "É preciso mais agilidade", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.