BID financia programa para combater desertificação

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Problemas socio-econômicos e ambientais produzidos pela degradação das terras áridas e a seca que enfrentam os países da América do Sul são objeto de convênio firmado entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As ações do Programa de Luta Contra a Desertificação na América do Sul estão dirigidas a prestação de assistência técnica, capacitação, formulação de políticas e divulgação de informações para beneficiar a população local. A articulação regional do programa cabe aos escritórios do IICA nos países envolvidos. A iniciativa partiu do escritório do IICA no Brasil e responde às prioridades e ações estratégicas definidas nas Agendas de Cooperação do Instituto nessa região e que foram elaboradas este ano mediante consultas aos setores publico e privado.

O programa, com sede e ao cargo do escritório brasileiro, deve ser executado por um período de dois anos e tem quatro objetivos específicos: a obtenção de indicadores uniformes para medir os efeitos físicos, biológico-agrícolas, sócio-econômicos e institucionais da degradação das terras; capacitar pessoas em técnicas de medição; promover a participação direta das comunidades afetadas; além de elevar a capacidade das instituições para fazer frente ao problema da degradação de terras.

Atualmente, na América Latina e Caribe, 250 milhões de hectares estão degradados e 1/3 disso constitui terra produtiva. A iniciativa do IICA, motivada por essa situação, tem por objetivo criar diretrizes para a prevenção e controle dos processos de desertificação, além de incorporar o programa à universidades locais que tenham presença em zonas áridas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.