Professores indígenas serão capacitados em quatro estados

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Brasília - Professores indígenas que trabalham no ensino fundamental nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste participarão a partir de segunda-feira (4) das etapas I e II do Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Com carga horária que varia de 24 a 33 horas, os Parâmetros serão estudados e debatidos por 338 professores e 71 coordenadores do Amazonas, Pernambuco, Alagoas e Mato Grosso do Sul.

Organizado em 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada que objetiva o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.

Para viabilizar esse trabalho, o Ministério da Educação fornece um kit aos professores que é composto de caderno de apresentação, mapa etnográfico ilustrado do Brasil, mapa etno-histórico de Curt Nimuendajú, o livro "Quem são, Quantos são e Onde estão os Povos Indígenas e suas Escolas no Brasil?", e o caderno de registro. Além desse material, os coordenadores recebem o Guia do Formador, programas de vídeo e o kit Índios no Brasil. O MEC custeia também as passagens e as diárias dos consultores durante a realização dos cursos.

Em Recife (PE), os módulos I e II serão oferecidos para 150 professores indígenas entre até dia 8; em Altazes-Mura e Manaus (AM), o curso será oferecido para 47 professores e 20 coordenadores, entre os dias 11 e 21; em Campo Grande (MS), 84 professores e 46 coordenadores fazem a formação de 18 a 22; em Maceió (AL), 57 professores e cinco coordenadores participam das etapas I e II entre 18 e 22 de novembro.

O programa está estruturado em 12 módulos que serão desenvolvidos em 265 horas. Módulo 1 – Para começo de conversa: fundamentos gerais da Educação escolar indígena (23 horas); 2 – Currículo e intencionalidade: o que ensinar e para que ensinar (10 horas); 3 – Línguas: ouvir, falar, ler, escrever... para quê? Como? (24 horas); 4 – A Matemática nas escolas indígenas (28 horas); 5 – Cotidiano e história: hoje e ontem (30 horas); 6 – A Geografia (29 horas); 7 – As ciências naturais (27 horas); 8 – As artes (24 horas); 9 – As escolas indígenas e a Educação Física (22 horas); 10 – Elaborando o currículo da escola (19 horas); 11 – Aprendizagem na escola (12 horas); 12 – Currículo, planejamento e atividades (17 horas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.