Semana Mundial de Alimentação aberta em Brasília

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

"O maior desafio nos próximos anos será produzir mais alimentos para uma crescente população mundial em razão de problemas de disponibilidade de água”.

A afirmação foi feita hoje pelo secretário-executivo da Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo (Sarc) do Ministério da Agricultura, Alceu Molina, durante abertura da Semana Mundial da Alimentação, cujo tema é “Água: fonte de segurança alimentar”.

Molina, que representou o ministro Pratini de Moraes, disse que o futuro da produção de alimentos de qualquer país depende diretamente da disponibilidade dos recursos hídricos.

A solenidade de abertura da semana contou com a presença do representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), José Tubinio; do representante do Ministério da Integração, Carlos Alberto Nunes, e do representante da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes.

Ele lembrou, no entanto, que, embora três quartos da terra sejam cobertos por água, apenas uma pequena parte – 3,1 por cento - , do total é constituída de água doce.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, 80% da água doce encontram-se na Amazônia e dos 20% restantes dependem 95% da população.

Molina lembrou que estudos indicam que a agricultura utiliza perto de 70% do total da água doce explorada no mundo e espera-se uma gradual elevação desta utilização por causa do aumento da produção de alimentos.

Um estudo da FAO, envolvendo 93 países em desenvolvimento, confirmou que grande parte já enfrentou e enfrenta problemas de escassez de água e usa suas reservas hídricas a uma velocidade maior que a capacidade de reposição. O mesmo estuda afirma que a solução é melhorar a gestão da água a fim de utilizá-la com maior eficiência.

Portanto, alerta o documento da FAO, nas regiões onde existem problemas de escassez de água tornam-se imprescindíveis ações governamentais acrescidas de apoios internacionais que melhorem sua exploração, conservação e utilização. Além disso, é necessário, ainda, incrementar a produtividade do solo e o seu manejo, através de técnicas apropriadas, com o uso adequado das sementes.

”Temos que ter consciência de que há ainda muito o que se fazer.

No entanto, torna-se fundamental a conscientização de que no mundo há suficiente quantidade e qualidade de água para produzir os alimentos necessários para a presente e futuras gerações, desde que façamos o uso dos mananciais existentes com inteligência e conhecimento de causa de que a água é fonte de segurança alimentar”, alertou Molina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.