Pais devem evitar brinquedos que estimulem a violência, diz psicóloga

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Que tipo de presente você deve dar à criança? Que critérios adotar na hora da escolha? Essas são algumas das muitas perguntas que não se calam no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças.

"É importante evitar os brinquedos que estimulam a violência e a agressividade, como armas e games de lutas", recomenda a psicóloga Marilandes Ribeiro Braga, diretora da Faculdade de Psicologia de Presidente Prudente, em São Paulo.

Braga acredita que brinquedos desse tipo levam a criança a desenvolver comportamentos que, no futuro, o farão ser reprovado pela sociedade e pela própria família.

O brinquedo deverá ser escolhido de forma adequada para cada etapa do desenvolvimento infantil.

"Os pais não podem se deixar influenciar pelos modismos e devem evitar que a criança brinque com presentes inadequados para a sua idade", diz Braga.

Para a psicóloga, outra atitude incorreta, e bastante praticada por pais que têm filhos gêmeos idênticos, é a de dar a eles os mesmos presentes.

"Adotar essa prática é não compreender ou não permitir que os filhos assumam e também desenvolvam suas personalidades. Pessoas são diferentes, ainda que possuam características físicas idênticas", explica Marilandes.

Além disso, é importante que os pais saibam que, até os dois anos de idade, a criança utiliza a mãe e o pai como brinquedos. "O melhor presente que os pais podem e devem dar aos seus filhos é o carinho e a atenção", diz Braga.

A psicóloga afirma ainda que os pais não devem se frustar por muitas vezes não poder comprar os presentes que os filhos escolhem.

"Privar os filhos de determinados gostos poderá ser benéfico para a personalidade deles. O excesso de valorização material deve ser podado. O 'não', quando bem explicado à criança, poderá inibir a incorporação de idéias consumistas à personalidade do indivíduo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.