Alca: Brasil e EUA iniciam negociações em novembro

Agência EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O Governo dos EUA comunicou ao Congresso as metas no estabelecimento da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Conforme anunciou o representante de Comércio norte-americano, Robert Zoellick, as negociações entre o país e o Brasil começam a partir de novembro.

Em carta enviada ao Congresso, Zoellick informou que "é crucial" que os EUA ponham em andamento imediatamente este processo comercial coletivo.

No documento, o representante norte-americano destacou também a intenção da Casa Branca de iniciar negociações para um tratado de livre comércio com os países da América Central e com o Marrocos.

O representante notificou ao Congresso a intenção do Governo de George W. Bush de concluir, possivelmente até o fim deste ano, suas negociações de um tratado bilateral de livre comércio com o Chile e Cingapura.

Zoellick disse, ainda, que as negociações da Alca oferecem aos Estados Unidos uma oportunidade de liderar o processo de estabilização do crescimento econômico e de melhoria do nível de vida e dos salários nos países das Américas.

Isso seria feito mediante a redução e a eliminação das barreiras comerciais.

A entrada em funcionamento da Alca está prevista para 2005 em todos os países do continente, exceto Cuba, mas alguns países, como o Brasil, já manifestaram desejo de adiá-la.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.