Mutirão para limpar "Velho Chico"

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O País está comemorando o aniversário de um dos rios mais importantes do Brasil, o São Francisco, que completa hoje 501 anos de descobrimento.

Para lembrar a data e alertar a população para a importância do rio, está sendo realizado, em Penedo, no litoral Sul de Alagoas, um ato público e um seminário sobre os problemas e soluções para o São Francisco.

As atividades começaram cedo com uma passeata e um mutirão de limpeza nas margens do “Velho Chico”. Cerca de 3 mil pessoas estão participando da ação, entre elas representantes de instituições como Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) de Penedo, moradores da cidade e comunidades vizinhas.

O “Velho Chico” foi descoberto em 4 de outubro de 1501, pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves.

Os índios que habitavam a região chamavam-no de Opara, o que significa rio-mar. O nome São Francisco foi dado em homenagem ao santo do dia, São Francisco de Assis.

Ele é o terceiro maior rio do Brasil, com 3.163 quilômetros de extensão. Nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, corta os estados da Bahia e Pernambuco, faz divisa entre Sergipe e Alagoas, onde desemboca e encontra o mar, na cidade de Pialabuçu.

Ao todo, banha mais de 500 cidades.

O rio foi um dos fatores determinantes para o crescimento econômico das cidades nordestinas. Foi cenário de fatos importantes, como os confrontos entre o bando de Lampião e a polícia do Sertão.

Problemas como o assoreamento, a poluição e a pesca predatória são uma realidade.

Em alguns trechos, não existem mais peixe e os pescadores estão tendo de abandonar a pesca artesanal.

Quinhentos anos depois de seu descobrimento, o rio São Francisco é ainda o principal recurso natural que impulsiona o desenvolvimento regional, gerando energia elétrica para abastecer todo o Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.