TJ-PI mantém a patente de Correia Lima

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

TERESINA - A sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) manteve por seis votos a cinco a patente do tenente-coronel José Viriato Correia Lima, acusado de comandar o crime organizado no Piauí.

O pedido de cassação da patente foi feito pela Procuradoria Geral do Estado, depois que o governador Hugo Napoleão (PFL) nomeou um Conselho de Justificação para apurar os crimes cometidos pelo coronel e cassar sua patente.

O processo foi julgado no Tribunal de Justiça, que decidiu manter a patente de Correia Lima. Ele está preso no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão. A patente dá direito a regalias e também impede que o coronel seja enviado para um presídio de segurança máxima.

O governo do Estado quer que ele fique preso numa penitenciária no Acre. O resultado do julgamento do TJ-PI contraria o parecer favorável do

Ministério Público pela cassação da patente do oficial. O procurador geral

do Estado, Marcus Vinícius Furtado Coelho, informou que seis desembargadores discordaram do pedido. "Eles consideraram que não existe uma lei no Piauí que regulamente a perda da patente, portanto não julgariam o processo por falta de uma lei", assinalou.

O procurador frisou que respeita a decisão do TJ-PI, mas vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que a decisão do TJ-PI seja anulada e se determine a apreciação da matéria . "A sociedade do Piauí espera que se faça Justiça. Esta é a luta do procurador para atingir este objetivo", emendou Marcus Vinícius.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.